No dia 07 de janeiro de 2020, no âmbito do projeto "Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: o Sistema ASTROS como elemento da transformação militar", reuniram-se os Professores Alcides Costa Vaz (Coordenador Geral), Augusto Wagner Menezes Teixeira Junior (Coordenador Associado), Juliano da Silva Cortinhas, Peterson Ferreira da Silva e Eduardo Munhoz Svartman (Pesquisadores). A reunião marcou o início dos trabalhos de implementação do Projeto. Justificou ausência  o Prof. Érico Esteves, também Coordenador Adjunto.

 

Inicialmente, o Coordenador Geral, Prof. Alcides, informou sobre os encaminhamentos administrativos tomados junto à CAPES e à Universidade de Brasília para a efetiva implantação do projeto, com a expectativa de cumprimento de todos os trâmites ainda na primeira quinzena de janeiro. A primeira etapa do projeto consiste, de acordo com seu cronograma, na estruturação de atividades a serem desenvolvidas e a divisão de trabalhos na equipe. Em vista do planejamento plurianual, as atenções da reunião foram voltadas para as atividades do Ano 2 (2020), que envolvem a elaboração da primeira de uma série de cinco notas técnicas, a realização de visitas técnicas ao Ministério da Defesa, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Escritório de Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro, além da organização de mesa redonda para discutir versão avançada da referida nota técnica, em outubro, e entrega da mesma, em dezembro de 2020.

 

Com o intuito de cumprir essa agenda, decidiu-se pelas datas tentativas de 19 e 20 de março para as visitas ao MD e ao MRE, e pelo contato inicial com o EPEx para a definição de uma data para a visita técnica à instituição, preferencialmente no mês de maio. Acertou-se que a nota técnica 1 será redigida pelo conjunto da equipe, haja vista seu teor, e o Coordenador Geral proporá um cronograma mais detalhado para a elaboração e entrega da nota técnica. Também foi definido que serão mantidas reuniões de toda a equipe do projeto imediatamente em seguida às visitas técnicas e à mesa redonda previstas, de modo a otimizar as oportunidades de interação direta entre os pesquisadores.

 

Com relação à visita técnica ao MD e MRE, caberá ao Prof. Peterson levantar e propor as instâncias do MD a serem visitadas, e aos Professores Alcides e Juliano levantar e propor as instâncias do MRE para o mesmo propósito. Em momento oportuno, o formato dos encontros, se visitas a cada instância ou reunião das mesmas em um só encontro, será proposto a toda a equipe do Projeto. Observou-se a necessidade de propor alterações em rubricas do orçamento relativas a passagens aéreas e diárias nacionais e internacionais, de forma a contemplar as necessidades de deslocamento de membros da equipe para as visitas técnicas e mesa redonda previstas, visto que não há previsão de viagens internacionais para o corrente ano.

 

Tratou-se, por fim, da implementação de bolsas de doutorado, o que deverá ocorrer em 2021, mas o que demandará a seleção dos bolsistas em 2020, tendo sido reiterado que o IREL não terá bolsas alocadas em razão de seus doutorandos já disporem de bolsas. Foi então solicitada atenção dos coordenadores para a seleção de bolsistas no decurso deste ano para que possam ser implementadas a partir de março de 2021.

 

Segue imagem do encontro: