SISTEMA ASTROS 2020 E A DEFESA NACIONAL

Desafios e Implicações do Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300

No segundo semestre de 2019, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, em conjunto com o Ministério da Defesa, o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional – PROCAD – DEFESA. O Programa "constitui ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados à formação de recursos humanos e à produção de pesquisas científicas e tecnológicas qualificados na área de Defesa". Mais informações, acesse aqui.

O GEPSI/UnB apresentou projeto de pesquisa ao Edital em conjunto com diversas instituições parceiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Escola Superior de Guerra (ESG) e Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Para nossa alegria, nosso projeto, que se intitula "MÍSSEIS E FOGUETES NA DEFESA NACIONAL: O SISTEMA ASTROS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO MILITAR", foi aprovado. Pretendemos, por meio dele, examinar quais as contribuições do sistema ASTROS 2020 para a Defesa Nacional e para a transformação do Exército, além das repercussões políticas, militares e legais de seu emprego. O projeto entende que o Astros 2020 impulsionará a aquisição de algumas das capacidades mais importantes para a defesa brasileira, em especial as de projeção de poder e dissuasão, promovendo uma mudança nas dimensões tecnológica, doutrinária e organizacional do Exército Brasileiro e contribuindo para sua transformação, o que decorre, particularmente, de seu potencial de interoperabilidade. Porém, para que obtenha o sucesso desejado, será necessário considerar suas implicações políticas, militares e legais, que também serão estudadas pelo projeto.

Pela sua relevância, o projeto tem o apoio pelo Escritório de Projetos do Exército Brasileiro (EPEx) e pela AVIBRAS (Empresa responsável pela fabricação do equipamento) e objetiva a publicação de um livro e seis artigos científicos sobre o tema, além da entrega de diversas notas técnicas a órgãos potencialmente interessados no conhecimento que produziremos a partir das pesquisas desenvolvidas.

Com o intuito de prestar contas à sociedade e para expandir o alcance dos debates sobre o ASTROS 2020, criamos este espaço! Conheça o projeto e acompanhe nossas atividades por meio dos links abaixo.