O Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEPSI) reúne professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da área (civis e militares), pesquisadores e demais interessados no tema.

O GEPSI foi fundado em 2015, com o intuito de aproximar profissionais e estudiosos das áreas de Segurança Internacional e Defesa Nacional, promovendo e participando de eventos, realizando pesquisas e divulgando seus temas de análise entre os meios de comunicação do Brasil e do exterior.

As pesquisas e atividades do GEPSI são divididas em quatro linhas temáticas, mas o grupo também se organiza em torno da realização de projetos individuais e coletivos. A possibilidade de elaboração de projetos individuais se justifica porque, mesmo em pesquisas realizadas individualmente, a discussão periódica do estudo em reuniões ordinárias ou em reuniões de linhas de pesquisa do GEPSI permite análises coletivas dos textos, criando uma dinâmica que tenda a oferecer condições que trarão maior qualidade à produção dos associados.

O GEPSI é composto por uma coordenação acadêmica, formada por cinco professores, por uma coordenação administrativa, que organiza as atividades e as publicações do Grupo, e por um corpo de pesquisadores associados.

Neste sítio eletrônico, você poderá conhecer o material produzido pelo GEPSI, saber a agenda de eventos e se informar mais sobre as áreas de estudo de seu interesse. Conheça nossas principais atividades e se engaje no debate!