Conheça as publicações dos coordenadores e pesquisadore(a)s do GEPSI realizadas em periódicos nacionais e internacionais.

O Brasil e os Desafios à Estabilidade no Entorno Estratégico Brasileiro: Disputa Hegemônica, Conflitos e Violência

Novo livro organizado pelo professor Alcides Costa Vaz, com a participação de diversos pesquisadores do GEPSI.

Acesse o livro

Limitações das reformas para o controle civil sobre as forças armadas nos governos do PT (2003-2016)

Artigo publicado por Juliano da Silva Cortinhas e Marina Vitelli sobre a militarização do Ministério da Defesa durante os governos do PT. Publicado pela Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED).

Acesso o artigo

Submarino Nuclear Brasileiro: defesa nacional e externalidades tecnológicas

Texto para discussão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que contou com a co-autoria de dois pesquisadores do GEPSI: Giovanni Hillebrand e Gustavo Aversa Franco.

Acesse o documento

Dicionário de Segurança e Defesa

Obra organizada por Héctor Luis Saint-Pierre e Marina Gisela Vitelli pela Editora UNESP, 2018. O dicionário contém vários verbetes sobre temas centrais para os estudos de Segurança Internacional e Defesa Nacional, sendo que vários deles foram escritos por pesquisadores do GEPSI. Trata-se de uma obra fundamental para os estudos da área.
Acesse a obra em versão epub, fazendo o cadastro no site da Editora.

Reavaliando a Densidade Fronteiriça do Brasil na América do Sul

Artigo publicado por Thiago Gehre Galvão e Mauricio Kennyata na Revista Monções, v. 6, n. 12, 2018.

Acesse o artigo

Parcerias estratégicas e coalizões regionais como referentes para o engajamento militar brasileiro

Artigo publicado por Alcides Costa Vaz na revista Análise Estratégica, do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro, v. 5, n. 3, 2017.

UNASUR, Brazil, and the South American defence cooperation: A decade later

Artigo publicado por Alcides Costa Vaz, Alexandre Fuccille e Lucas Rezende na Revista Brasileira de Política Internacional, v. 60, n. 2, 2017.

Ontologia, Metodologia e Prioridades nos Estudos de Defesa

Artigo de Antonio Jorge Ramalho da Rocha, publicado no volume 2, n. 2, da Revista Brasileira de Estudos de Defesa. Dezembro de 2015.

Acesse o artigo

Transformação de Defesa? Exame do Primeiro Ciclo de Atualização dos Principais Documentos de Defesa Nacional

Artigo de Juliano da Silva Cortinhas e Giovanni Hideki Chinaglia Okado na edição n. 7, v. 1, da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos, publicada em 2015.

Acesse o artigo

A Política Externa Brasileira diante das Principais Questões Amazônicas e do Atlântico Sul: desafios e perspectivas

​Artigo de Pio Penna Filho, publicado na obra “Amazônia e Atlântico Sul: perspectivas e desafios para a defesa no Brasil”, publicada pelo IPEA em 2015. O artigo está na página 307.

Reflexões sobre o Brasil e os Desafios do Atlântico Sul no Início do Século XXI

​Artigo de Pio Penna Filho, publicado na obra “Amazônia e Atlântico Sul: perspectivas e desafios para a defesa no Brasil”, publicada pelo IPEA em 2015. O artigo está na página 149.

Os Desafios Amazônicos e a Ação Externa Brasileira

​Artigo de Pio Penna Filho, publicado na obra “Amazônia e Atlântico Sul: perspectivas e desafios para a defesa no Brasil”, publicada pelo IPEA em 2015. O artigo está na página 85.

Acesse o artigo

Interações Regionais e Pressões Internacionais sobre a Pan-Amazônia: perspectivas brasileiras

Artigo de Pio Penna Filho, publicado na obra “Amazônia e Atlântico Sul: perspectivas e desafios para a defesa no Brasil”, publicada pelo IPEA em 2015. O artigo está na página 17.

Las Múltiplas Dimensiones de la Política Brasileña de Fronteras

Artigo publicado por Juliano da Silva Cortinhas e Thiago Gehre Galvão no “Anuario de Seguridad Regional en América Latina y Caribe 2014”, editado pela Fundação Friedrich Ebert. O artigo se encontra na página 75 da obra.

Acesse o artigo

Las Políticas Brasileñas de Defensa y Seguridad en 2012-2013: una trayectoria tortuosa y paradójica

Artigo publicado por Alcides Costa Vaz e Juliano da Silva Cortinhas no “Anuario de Seguridad Regional en América Latina y Caribe 2013”, editado pela Fundação Friedrich Ebert. O artigo se encontra na página 32 da obra.

Peacekeeping at Sea? A case study of the Maritime Task Force in Lebanon

Artigo de Luiz Gustavo Aversa Franco, publicado na Revista da Escola de Guerra Naval, v. 22, p. 411-440, 2016.

Acesse o artigo

Desnacionalização da Indústria de Defesa no Brasil: implicações em aspectos de autonomia científico-tecnológica e soluções a partir da experiência internacional

Artigo de Luiz Gustavo Aversa Franco, publicado pelo IPEA no formato Texto para Discussão, n. 2178, 2016.

Acesse o artigo

Long-lasting peaces: overcoming the war-peace hiatus for a sustainable future

Obra organizada por Mila Campbel, 2015.

Acesse a obra

Why does war still rage? The emergence and appropriation of sectarian rhetoric in the Syrian Civil War.

Artigo de Mila Campbell, publicado na obra Unchaining Nations, Freeing People: Development challenges of the contemporary world, 2014.